O LaTeX e a escrita científica

Escrever um texto/artigo científico requer certos cuidados, pois servirá como ferramenta de comunicação entre cientistas e a sociedade. É importante manter a precisão da informação ao mesmo tempo em que se deve tornar o texto acessível a um público não especializado. Nesse sentido, a escrita de um artigo científico, em particular, deve obedecer a critérios predeterminados pelos periódicos, revistas, anais de eventos, dentre outros, o que exigirá certa “familiaridade” com a formatação do texto em si.

Existem algumas ferramentas de texto (Word, WPS Office) dentre outras, que contemplam a maioria das exigências de edição, no entanto, podem também gerar bastante dor de cabeça devido à limitações inerentes aos softwares. Uma opção a essas dificuldades é o LaTeX (https://www.latex-project.org/). Trata-se de uma poderosa ferramenta para a elaboração de textos, livros, artigos diversos, de alta qualidade, incluindo recursos projetados para a produção de documentação técnica e científica. O LaTeX é o padrão, de fato, para a comunicação e publicação de documentos científicos (cabe lembrar que os periódicos e revistas de impacto relevante disponibilizam regras de edição no LaTeX). Constitui um conjunto de macros para diagramação de textos TeX, utilizado amplamente na produção de textos matemáticos e científicos, devido a sua alta qualidade tipográfica. Além disso, está disponível como software livre, o que é extremamente importante!

Exemplo de texto em TeX (Fonte: Wikipédia)

Para iniciar os trabalhos com o LaTeX,

  1. Acesse MiKTeX e baixe o instalador adequado ao sistema utilizado;
  2. Instale o MiKTeX;
  3. Acesse TeXstudio e baixe o instalador do editor TeXstudio;
  4. Instale o TeXstudio.

É muito fácil encontrar materiais voltados ao trabalho com o LaTeX. Os links a seguir trazem alguns tutoriais para melhor compreensão. Boa leitura!
https://www.latex-project.org/
https://www.latex-tutorial.com/tutorials/
https://www.telecom.uff.br/pet/petws/downloads/apostilas/LaTeX.pdf
http://www.docs.is.ed.ac.uk/skills/documents/3722/3722-2014.pdf
http://www.ufscar.br/jcfogo/Latex/MC_Tex_2014.pdf


Por Jussiê Soares

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *