62° aniversário de criação da NASA

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) é uma Agência do governo Federal dos Estados Unidos responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. Temos duas datas a lembrar sobre a NASA. Esta agência foi criada por decreto presidencial no dia 29 de julho de 1958, sendo esta a data de aniversário de sua criação. O decreto que a criou foi assinado pelo então presidente dos Estados Unidos Dwight David Eiseenhower.  A segunda data se trata do início de fato de suas operações, a saber, 1° de Outubro do mesmo ano, passando a ser a sua data oficial de Aniversário.

Dwight David Eiseenhower (1890-1969) Crédito: https://www.loc.gov/item/96523445/

Segundo o então presidente norte-americano Eiseenhower, o objetivo da NASA seria o de estabelecer os Estados Unidos da América como uma das lideranças em exploração espacial no mundo. Um detalhe histórico importante é o fato de que antes da criação da NASA já havia uma outra agência denominada NACA (National Advisory Committee for Aeronautics – Comitê Consultivo Nacional de Aeronáutica), e esta era responsável por abrigar um repositório de habilidades científicas aeroespaciais.

Podemos ainda destacar o Explorer 1, primeiro satélite lançado ao espaço pelos Estados Unidos. Por ocasião de seu lançamento foi dito que seu objetivo seria o de “Observar a Terra do Espaço”.

Explorer 1 Crédito: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Explorer1.jpg

Todos estes esforços podem ser resumidos nas palavras de James Van Allen:

“Quanto mais entendermos a natureza de nosso ambiente astronômico e sobre nossa própria Terra, mais poderemos fazer sobre isso e com isso”.

Em outras palavras, podemos fazer mais quanto mais conhecimento adquirimos, e com estes conhecimentos adquiridos a partir das pesquisas, podemos expandi-los e utilizá-los em benefício de toda a humanidade.

James Van Allen (1914-2006) Crédito: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:James_van_Allen.jpg

Participação de brasileiros na NASA

Ao longo de sua história diversos brasileiros participaram do dia-a-dia da agência norte-americana, seja presencial ou remotamente. Listamos a seguir três exemplos de brasileiros que deixaram a sua marca na NASA.

– Ramon Perez de Paula, engenheiro e cientista espacial.

Está na NASA desde 1985 e a partir de 2000 trabalha na equipe do programa de exploração e pesquisa de Marte. A sua área de atuação é fazer o “reconhecimento do planeta”, o que é vital para a futura viagem de humanos à Marte.

– Ivan Paulino, biólogo

Está na NASA desde 2011 e trabalha na pesquisa e no envio de micro-organismos ao espaço. Ivan Paulino prepara amostras biológicas a ponto de testar diferentes níveis de gravidade ao ser lançada ao espaço. Estes testes procuram simular a gravidade de Marte, Lua e a microgravidade do espaço.

– Carlos Roberto de Souza Filho, professor da Unicamp no Instituto de Geociências.

Embora não trabalhe propriamente na NASA, Carlos Roberto faz projetos em parceria com a agência. Sua área é a de sensoriamento remoto, no estudo da geologia de Marte e da Terra. Este trabalho é possível por conta da parceria com os dados públicos dos satélites, resultado do intercâmbio entre pesquisadores do Brasil e dos Estados Unidos. De fato, como diria Carl Sagan, “A Ciência é um empreendimento coletivo”.

Membro integrante da Gráviton Scientific Society em visita ao Complexo Kennedy Space Center

A Sociedade Científica Gráviton não poderia ficar de fora desta comemoração ao dia da criação da NASA (29 de Julho). Para tal exibimos a seguir algumas fotos de um de nossos integrantes (Dr. Almir Amorim Andrade), em uma visita, no ano de 2019, ao Kennedy Space Center, que é o complexo de visitação da NASA. Sobre esta visita ao complexo, Almir Amorim Andrade relata:

“A visitação foi mágica! Eu parecia uma criança num parque de diversões!”

Imagens nas instalações do Kennedy Space Center . Créditos: Dr. Almir Amorim Andrade
Imagens nas instalações do Kennedy Space Center . Créditos: Dr. Almir Amorim Andrade
Imagens nas instalações do Kennedy Space Center . Créditos: Dr. Almir Amorim Andrade

Referências

https://canaltech.com.br/espaco/60-anos-de-nasa-agencia-espacial-lanca-serie-de-videos-comemorativos-123850/
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *