“Congestionamento” em Marte? Saiba mais sobre as missões em curso até o planeta vermelho.

É comum notarmos no dia a dia das grandes cidades (mesmo em plena pandemia de covid19) alguns pontos de maior movimento de veículos, que, em alguns casos, formam os “congestionamentos”. Pois bem, isso não é novidade para nós, meros terráqueos, levando-se em conta a gigantesca quantidade de veículos e seres presentes no planeta.

E se dissesse a você, caro leitor, que ao longo desse ano, teremos um “congestionamento” no planeta Marte, você acreditaria?

É isso. Por ser um planeta que impõe certa dificuldade à sua visitação, fato comprovado pelas diversas tentativas frustradas de pouso ou mesmo de se colocar alguma sonda orbitando o planeta vermelho, a iminência da chegada de algumas missões trará um relativo congestionamento de pesquisas e ideias para a exploração desse magnífico planeta. Aqui daremos destaque às missões Mars 2020, Hope Mars e Tianwen-1, lançadas ainda no ano passado, aproveitando um trajeto mais rápido até Marte (possível a cada 2 anos, época de boa aproximação entre os 2 planetas).

MISSÃO HOPE MARS (Lançada pelos Emirados Árabes Unidos em 19 de julho de 2020). O Objetivo: estudar o clima marciano. A Hope chegou recentemente em órbita marciana com uma manobra autônoma, sem depender de comandos enviados aqui da Terra, e permanecerá ao redor de Marte para coleta de dados.

MISSÃO TIANWEN-1 (Lançada pela China no dia 23 de julho de 2020). Objetivo: estudar a geologia marciana, além de investigar mais sobre o que pode haver abaixo da superfície do planeta. Uma sonda orbital, um módulo de pouso e um rover, estudarão o Planeta Vermelho.

MISSÃO MARS 2020 (Lançada pelos EUA no dia 30 de julho de 2020). Objetivo: o principal objetivo da Perseverance é buscar por bioassinaturas (sinais que poderiam apontar vida em Marte), na cratera Jezero, através da coleta de amostras do solo. Além do rover Perseverance, há o helicóptero Ingenuity (ambos foram no foguete Atlas V) da United Launch Alliance. O Ingenuity, testará a capacidade de voo em outro planeta.

Imagem: NASA/JPL-Caltech

O Graviton como sempre acompanhará atento a chegada das demais missões. Essa “corrida espacial” ainda trará até nós muitas novidades, e logicamente que as compartilharemos com todos vocês!

P.S. O site https://mars.nasa.gov/mars2020/ traz bastante informações a respeito da missão MARS2020, inclusive a contagem regressiva para a chegada da sonda em Marte. #countdowntomars

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *