Professor Lindemberg Lemos fala da importância de incentivar os alunos a estudar física

Prof.  Lindemberg Lemos

Prof. Lindemberg Lemos

Lindemberg Lemos é professor de física de pelo menos 8 escolas particulares de renome da cidade Teresina e é uma das personalidades que mais tem contribuído com o ensino de física e divulgação cientifica em Teresina ao longo destes últimos anos.

Professor Porque a física é tão importante para a sociedade?

A física esta relacionada com toda à dinâmica do nosso dia a dia, como por exemplo, computação, celulares, transporte, alimentação, secador de cabelo, etc. Uma melhor compreensão desta ciência pode nos ajudar a desenvolver ferramentas e técnicas mais adequadas para nosso cotidiano.

-Professor por que na sala de aula uma grande quantidade de alunos acha que a física é difícil ou tem uma espécie de aversão aparentemente sem motivo?

Ao ensinar física  estamos ministrando no mínimo quatro disciplinas ao mesmo tempo (física, matemática, português –interpretação de texto e química) e o aluno tem que ter raciocínio apurado. Por isso a maioria das pessoas possui dificuldade com essa disciplina e as vezes os métodos usados pelo professor contribui para a construção dessa imagem por parte dos alunos

-Na  sua opinião, como poderíamos atrair esses alunos para a física?

Uma das maneiras de atrair os alunos seria os convidando para participar de palestras dinâmicas,em que eles possam se deslumbrar com as maravilhas do universo descoberto pela física, participando de  férias de ciência, ex e assim então passam gostar da física e consequentemente estudar um pouco mais.

-Professor nessas suas palestras o que mais tem lhe chamado atenção?

O que me tem surpreendido é que mesmo as palestras sendo aos finais de semana, a quantidade de publico interessado em participar das mesmas é muito grande e podemos ver o interesse em interagir, aportar ideias, fazer perguntas ao longo da palestra.

Quais são os assuntos mais abordados nas suas palestras?

Nas palestras são abordados assuntos que são raramente trabalhados em sala de aula, como exemplo: a evolução do universo, evolução das estrelas, a possibilidade da viagem no tempo, matéria escura, energia escura e as famosas curvas temporais fechadas.

Quem pode participar das palestras de física que o senhor realiza?

Alunos a partir do nono ano do ensino fundamental e o publico em geral que tenha curiosidade por entender a dinâmica de funcionamento do universo.

Qual é a sua mensagem para as pessoas que participam da Graviton Scientific Society?

Eu acompanho a GSS desde seu inicio, quando começo como o projeto de ensino no qual se buscava desenvolver novas metodologias de ensino, na qual tive oportunidade de ministrar aula algumas vezes, seguida do Conexão Cósmica I no qual participaram o Astrônomo Marcelo Gleiser, o Físico português Manel Rosa, com o qual interage fazendo perguntas sobre  o bóson de Higgs, seguido de outros projetos como o curso de introdução a astronomia e astrofísica, o projeto de olho no céu de Teresina e estou sabendo que este ano terá conexão cósmica II e outros projetos inéditos para Teresina.

A GSS é uma entidade inovadora, seria e que visa o desenvolvimento cientifico de nossa sociedade. Acompanho diariamente o sucesso de cada projeto. Aproveito a oportunidade para convidar a participar dos projetos desenvolvidos.

Aproveito aqui a oportunidade para convidar a nos prestigiar neste sábado as 15:00 horas no auditório do IFPI-Teresina Central, em que estarei ministrando uma palestra, cujos fundos arrecadados com a mesma será doado para a GSS.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *