Asteroid Day Piauí 2020

O QUE É O ASTEROI DAY?

O Dia do Asteroide (também conhecido como Dia Internacional do Asteroide) é um evento global anual que se realiza no aniversário do evento da Sibéria Tunguska que ocorreu em 30 de junho de 1908, o evento mais nocivo e relacionado aos asteroides conhecidos na história recente Terra.

Também é uma data internacional estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas, como sendo o dia 30 de junho de cada ano e destina-se a alertar a comunidade planetária sobre a ameaça de um impacto catastrófico por um asteroide.

QUANDO COMEÇOU A SER REALIZADO O ASTEROID DAY?

A primeira realização da data ocorreu em 2015; na ocasião um de seus idealizadores Grigorij Richters declarou que “Asteroides são o único desastre natural que nós sabemos como revenir. Proteger nosso planeta, nossas famílias e comunidades são o objetivo do Dia do Asteroide”, enfatizando que “Asteroides nos ensinam sobre as origens da vida, mas também podem afetar o futuro de nossa espécie e vida na Terra”

QUAL É O OBJETIVO?

Embora a probabilidade alguém morrer vitimado por um asteroide seja de uma para setenta mil. Anualmente são detectados aproximadamente 200 asteroides por mês, dos quais, entre 3 e 5 são objetos que podem atingir a Terra. Desse total a maioria dos asteroides maiores já foram identificados e não representam risco iminente, de modo que o foco do Dia Internacional é conscientizar à população sobre a importância do estudo e descoberta de corpos menores, como o meteoro de Cheliabinsk, que também caiu na Rússia, em 2013.

COMO É REALIZADO ESSE EVENTO AQUI NO PIAUÍ?

A coordenação estadual de este evento está a cargo da Graviton Scientific Society e trabalhando em conjunto com a coordenação do nordeste e nacional, inicialmente a proposta era dar suporte técnico, com palestrantes de nossa equipe ou fornecendo alguns materiais aos professores de escolas, universidades e outras organizações que desejassem participar. Porém devido ao afastamento social determinado para diminuir a aceleração de contagio do Nono Corona Vírus, será realizado apenas um evento online no dia 23 de junho de 2020 das 19:30 h às 22:30 h.

Para assistir a LIVE basta clicar nesse link do Youtube

Profile photo of Edward Montenegro

Sobre Edward Montenegro

-Graduado em Física -Mestre em Ciência e Engenharia de Materiais -Doutorando em Ciência e Engenharia de Materiais.
Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *