GRAVITON MARCA PRESENÇA NO XXII ENAST

Créditos: XXII ENAST

Os Encontros Nacionais de Astronomia, ENASTs, reúnem astrônomos profissionais, amadores, entusiastas, estudantes e educadores com o objetivo de compartilhar experiências e pesquisas para o desenvolvimento e difusão da Astronomia no Brasil. São realizados anualmente desde 1998, e organizados por comissões locais compostas por grupos e associações de astrônomos com o apoio de um conselho nacional, e realizados sempre no mês de novembro de cada ano, preferencialmente, aproveitando os feriados. Nos eventos, são apresentadas palestras de pesquisadores renomados, trabalhos acadêmicos, oficinas, minicursos, exposições de pôsteres, astrofotografias, instrumentos, observações com auxílio de telescópios, lunetas, etc., apresentações artísticas, dentre outros.

Os ENASTs constituem eventos que despertam também grande interesse do público e dos meios de comunicação local. Visando o apoio a eventos desse porte, bem como a projeção e divulgação do grupo e da Astronomia, o grupo Graviton Scientific Society (GSS) participou da 22ª edição do ENAST na cidade de Sobral, estado do Ceará, entre os dias 14 e 17 de novembro. Na oportunidade foram apresentados trabalhos, como o “Observatório Intinerante“, desenvolvido pelo professor Jussiê Soares (membro do grupo e professor do IFMA Campus Coelho Neto), em conjunto com seu aluno de Iniciação Científica, Rodrigo Pereira, à época financiados pela FAPEPI (http://www.fapepi.pi.gov.br/), bem como desenvolvidos minicursos, como o intitulado “O USO DE CUBOS MESCLADOS COM HOLOGRAMAS E REALIDADE AUMENTADA COMO PROPOSTA INTERDISCIPLINAR“, ministrado pelos membros Edwar Davila Montenegro, Francisca Regina Ibiapina Costa, Maria do Desterro Silva Barbosa (Graviton Scientific Society / Programa Cidade Olímpica Educacional) – PI e outro intitulado “CRIANDO PEQUENAS ANIMAÇÕES DO SISTEMA SOLAR COM O SCRATCH“, ministrado pelos membros Edwar Davila Montenegro, Mailson Barroso, Francisco Peixoto da Mota Neto, Gilson Alves da Silva. De fato, o GSS comprovou a integração dos diversos apoiadores dessa ciência, e o esforço para que a Astronomia ganhe cada vez mais adeptos.

Apresentação de pôster (Professor Jussiê Soares)

NOTA: Para o ano de 2020, o ENAST sofreu alterações, em virtude da pandemia de Covid-19 e das medidas de distanciamento social. Seria sediado na Fundação CEU na Cidade de Brotas/SP, no mês de Novembro. A Fundação CEU afirmou que a nova data será definida, assim que as atividades presenciais puderem ser retomadas, e divulgada logo que possível, nesta ocasião, realizarão uma ampla divulgação.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *